O seu portal para literatura independente

Projeto Circuitos Lineares abre inscrições gratuitas para formação de mediadores de leitura em Santa Catarina

Oficinas voltadas a professores, bibliotecários, contadores de histórias ocorrerão em Rio do Sul, Concórdia, Palhoça, Jaraguá do Sul e Lages

A mediação de leitura é uma prática que contribui para a formação de leitores críticos, criativos e engajados. Mais do que simplesmente apresentar livros, o mediador atua como ponte entre o texto e o leitor, despertando interesse, prazer estético e reflexão sobre o mundo. É nesse contexto que nasce o Circuitos Lineares – Formação para Mediadores de Leitura, primeiro circuito catarinense totalmente voltado à formação desse público. As aulas gratuitas são voltadas a professores, bibliotecários, contadores de histórias e demais agentes culturais. O projeto já ocorreu em Rio do Sul (11/10) e agora irá a Concórdia (25/10), Florianópolis (29/10), Jaraguá do Sul (08/11) e Lages (10/11). As vagas são limitadas

As oficinas e mentorias serão conduzidas por Gelson Bini, mediador de leitura e contador de histórias com quase duas décadas de experiência em escolas públicas e festivais literários pelo Brasil. Criador do Guia de Leitura, projeto reconhecido com o selo O Brasil que Lê (Unesco/Itaú Cultural), Bini destaca a importância da prática: “A mediação de leitura é um trabalho essencial, porque abre portas para o prazer do texto, amplia repertórios e desenvolve senso crítico. Existe uma carência de capacitação para esses profissionais, e o projeto busca justamente preencher essa lacuna. O Circuitos Lineares vem para valorizar o papel de quem dedica sua vida a formar leitores”, afirma.

Com carga horária de 3h, a formação oferecerá ferramentas teóricas e práticas para que os participantes possam planejar, conduzir e avaliar sessões de leitura compartilhada com diferentes públicos e contextos. O impacto será direto na ponta, alcançando os futuros leitores contemplados pelas ações dos mediadores. A capacitação permitirá que esses profissionais interajam de novas maneiras com a diversidade de gêneros literários, estilos e temas da literatura nacional e universal, desenvolvendo habilidades comunicativas, criativas e reflexivas. As mentorias, realizadas de forma individual e coletiva, promoverão o diálogo entre os participantes e valorizarão as experiências, opiniões e emoções que a literatura desperta.

O conteúdo formativo inclui referências clássicas do campo, como “A formação do leitor literário”, de Regina Zilberman; “A leitura e o ensino da literatura”, de Marisa Lajolo; “A arte de ler”, de José Morais; além de obras de Ana Maria Machado, Magda Soares e Rubem Alves, entre outros nomes fundamentais no debate sobre leitura e educação.

Circuitos Lineares é um projeto viabilizado pelo Edital Circuito Catarinense de Cultura com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB/SC 2024), iniciativa da Fundação Catarinense de Cultura em parceria com o Governo de Santa Catarina e o Ministério da Cultura. 

Circuitos Lineares: Formação para Mediadores de Leitura

25/10 – Concórdia 

Casa ao Lado – anexo ao Memorial Atílio Fontana (R. Romano Anselmo Fontana, 675 – Centro) 

29/10 – Florianópolis
SED – Secretaria de Estado da Educação (Rua Antônio (Nico) Luz, 111 – Centro) 

08/11 – Jaraguá do Sul
CEU – Centro de Artes e Esportes Unificados Mestre Manequinha (R. Adão Noroschny, 516 – Vila Lenzi) 

10/11 – Lages
EEB Vidal Ramos Junior – Centro Educacional (R. Frei Rogerio, 347 – Centro)